terça-feira, 21 de maio de 2013

Grécia: Atenas e suas ilhas

Eu sempre quis conhecer a Grécia. Tem toda a história envolvida no país, o começo da democracia, leis, direito, mitologia e também as maravilhosas ilhas com aqueles cenários paradisíacos nas fotos e nossa lua de mel foi a oportunidade perfeita!

Chegamos ao aeroporto perto de Atenas (28/04) e fomos para um hotel em Pireus (Piraeus), bairro próximo ao porto, pois no outro dia embarcávamos às 11 horas para o cruzeiro.

Fomos jantar na região e adoramos, restaurantes ao ar livre de frente para o porto, fofos. Em nossa primeira refeição no país, já percebíamos a simpatia do povo grego, especialmente quando nos revelávamos brasileiros.

Acordamos ainda meio perdidos com o fuso de 6 horas a mais e partimos para o porto, de maneira que em 5 minutos estávamos lá.
O passeio escolhido foi um mini cruzeiro de 5 dias (4 noites): Orient Queen – Louis Cruises – Joias do Egeu. (29/04-03/05)

Segunda

Santorini, Grécia

Sexta
Atenas (Pireus), Grécia

1a parada: Mykonos ou Míkonos: uma das ilhas mais procuradas pelas praias e agitação noturna.
Chegamos e encontramos uma vila cicládica (ruelas com casas brancas em formato de cubos, além dos clássicos moinhos). Ficamos no centro, tiramos fotos e jantamos em um restaurante ao ar livre vendo o pôr do dol, sensacional!

2a parada:  Kusadasi: a única ilha que pertencia a Turquia. Famosa (mostrada até mesmo em Salve Jorge) pelas praias e pela antiga cidade de Éfeso cujas ruínas estão super bem conservadas. Um outro destaque ali é a Casa da Virgem Maria e as Antigas Vilas Romanas: um banho de história a céu aberto!

3a parada: Pátmos: a ilha é conhecida como a "Jerusalém do Mar Egeu" e os pontos em destaques são: Mosteiro de São João e a gruta dos Apocalipses. Alí passeamos um pouco pelo centro e jantamos com calma.

4a parada: Rhodes ou Rodes: Uma ilha surpreendente! Passamos o dia desfrutando de suas lindas praias, lojas, restaurantes e muita história. Há a Rodes Antiga e a Nova Rodes com museus, igrejas e palácios. Também fomos até uma cidade também na costa chamada Líndos e pudermos ver também sua Acrópole. Fizemos grande parte do passeio com um taxista/guia muito bom.

5a parada: Creta: uma das maiores ilhas, localizada bem ao sul, apresenta mares com um azul brilhante. Ficamos em Heraklion (Irákleio) a capital da ilha, com suas fortalezas, fontes, museus e o famoso palácio de Cnossos (Knossos) com suas antigas ruínas da 1a civilização européia.

6a parada: Santorini: a famosa ilha vulcânica ficou como nosso último destino e possui definitivamente paisagens incríveis. Visitamos Firá e Oía onde passeamos pelas lojinhas, comemos, andamos de scooter pelas praias e vimos o pôr do sol. Super gostoso.

Após esses dias navegamos e passeando pelas ilhas, chegamos em Atenas.

Nossas impressões do navio foram de que era muito bom, porém um pouco abaixo do grupo Costa, campainha já conhecida em outra viagem. Comida saborosa, porém sem tantas opções de entretenimento, contando apenas com  as atividades da equipe de recreação, cassino e os shows (de gosto duvidoso!rs) à noite.
A noite de gala com o comandante contou com inúmeros passageiros de jeans e camiseta, sendo raros os de terno ou vestido longo.
Nossa cabine era muito espaçosa e confortável com banheiro grande e bem equipado, closet, salinha com mesa e quarto, sendo tudo bem distribuído.
Não sofremos nenhum desconforto com relação ao movimento do navio que era mínimo.

Ilhas gregas: não ficávamos muito tempo em cada uma delas de forma que era suficiente apenas para um passeio rápido e algumas compras. Os que gostam de aproveitar mais cada ilha devem procurar passar ao menos uma noite ali.
A época (Maio) em que fomos foi excelente, pegamos dias ensolarados, mas nada de calor insuportável e lotação.

Atenas: tínhamos uma enorme expectativa pela cidade e os reflexos da crise são mais visíveis ali do que nas ilhas. O centro tem um aspecto mais pobre, com pichações, mas existem muitos lugares encantadores além do fato da Acrópole te acompanhar pela cidade. Visitamos os seguintes pontos: Acrópole (Partenon, Pórtico das Cariátides, Templo de Atena, Teatro de Dioniso e Herodes), Ágora Antiga, Templo de Zeus, Arco de Adriano, Parlamento, Museu Arqueológico Nacional, Museu da Acrópole (muito legal, principalmente o vídeo que conta sua história), Jardins Nacionais, Mercado Central, o estádio olímpico Panathinaiko (um dos meus passeios preferidos - vale a pena pegar o áudio guia em português!), igrejas e muito mais!
Duas dicas são o shopping Athens Metro Mall e os bairros Plaka (uma graça com os cafés, restaurantes e lojinhas), Kolonaki (lojas chiques) e Gazi (cult, com bares e jovens).